Atendimento Educacional para Alunos Surdos

O projeto para o Curso de Aperfeiçoamento "Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos", proposto pela Universidade Federal de Uberlândia por meio do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Atendimento em Educação Especial (CEPAE) / Faculdade de Educação (FACED), trata-se de um curso de extensão oferecido na modalidade de Educação a Distância (via web), cujo objetivo fundamental é oferecer formação continuada a professores da rede pública de ensino que atendem alunos surdos, os quais demandam atendimento educacional especializado a fim de garantir-lhes a qualidade e eficiência do processo de inclusão escolar. O curso foca a apresentação de discussões teóricas, práticas e metodológicas acerca da Educação de surdos, do atendimento educacional especializado, das especificidades dos graus de deficiência, da mediação pedagógica na construção do conhecimento e das políticas públicas de inclusão escolar. Apesar da prioridade de participação ser voltada para professores da rede comum de ensino que trabalham com alunos na modalidade do atendimento educacional especializado, esta formação continuada à distância permite e favorece a participação de quaisquer outros professores ou educadores que se interessem pelo tema do atendimento educacional especializado e seu desenvolvimento dentro de situações de aprendizagem significativamente mediada.

 

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo a formação de 1.000 (um mil) professores da rede pública de ensino de todo o país, por edição, para atuarem direta ou indiretamente no atendimento educacional especializado junto aos alunos surdos inseridos em instituições Educacionais Públicas Brasileiras.

 

Objetivos Específicos

  • Formar professores para atuar no atendimento educacional especializado junto a alunos surdos inseridos em salas de aula de escolas da rede de ensino regular;
  • Discutir aspectos da metodologia de ensino e aprendizagem em situações de atendimento educacional especializado a alunos surdos, dentro da perspectiva psicoeducacional da mediação pedagógica, conforme proposta pela teoria da Aprendizagem Mediada;
  • Contribuir com a melhoria da qualidade do atendimento educacional especializado oferecido em escolas da rede pública do Brasil, objetivando a promoção do desenvolvimento psicoeducacional de alunos surdos;
  • Contribuir para a promoção da qualidade e eficiência educacional do processo de inclusão escolar de alunos surdos, favorecendo com isto uma inclusão social mais participativa, autônoma e democrática destes alunos.

 

 

Coordenação: 
Secretária do curso: 
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1G - sala 140 - Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902
Telefone: 
(34) 3239-4513
Imagem: 
Atendimento Educacional para Alunos Surdos
Coordenação de tutoria: 
Jane Eyre Bandeira de Lavôr Gonçalves
Hablitação: 
Duração: