Curso de Aperfeiçoamento em “Gestão de Escolas da Educação Básica da Rede Pública na perspectiva inclusiva”

INSCRIÇÕES ABERTAS!

25/06/2025 - 11:29

Realização: Governo Federal em parceria com a UFU (MEC/SECADI/UFU)

Informações do Curso

Carga horária: 180 horas

Vagas: 600 vagas

Período de inscrição: 25/06/2025 até 11/07/2025 (podendo ser encerrado anteriormente, condicionado ao preenchimento das vagas)

Período de realização do curso: de 10/08 a 16/11/2025

Curso gratuito

Modalidade de ensino

100% EaD e assíncrona

Local: Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Público-alvo

Professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência que atuem ou pretendam atuar em gestão da escola pública brasileira.

Coordenação:

Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL /UFU.

Pré-requisitos:

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Informações complementares:

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes na função de gestão.

Informações Gerais do Curso

Objetivos:

  1. Apresentar estratégias de gestão do ensino inclusivo e equitativo, no contexto das plataformas digitais com fundamentos nos princípios da Educação Especial na perspectiva inclusiva e na sua demanda de personalização do processo de ensino-aprendizagem; além de refletir sobre o processo de inclusão através dos conhecimentos fundamentais sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva e equitativa e de uma educação para todos;
  2. Capacitar gestores quanto à atribuição social da escola inclusiva, do seu currículo, suas práticas, profissionais e as implicações em relação ao atendimento à diversidade, incluindo a todos, particularmente o estudante com deficiência; além de discutir com os gestores sobre a importância e como realizar o Atendimento Educacional Especializado - AEE em escolas comuns das redes de ensino brasileiras;
  3. Discutir procedimentos de gestão da Escola Pública de Educação Básica, na perspectiva inclusiva, para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação considerando os fatores limitantes para o acesso e participação individual e coletiva, em uma abordagem que coloca a tecnologia a serviço do processo de ensino e aprendizagem, buscando apoio de outras instâncias para democratizar o acesso à tecnologia e internet de qualidade para todos.
  4. Contribuir com a rede de formação continuada de gestores de escolas básicas públicas na perspectiva de educação inclusiva do MEC/CGPEE/ DIPEPI/SECADI, capacitando gestores em todo o país para a educação inclusiva.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Educação Brasileira: Marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Equitativa; e Gestão escolar, Diversidade, Direitos Humanos e Justiça social (equidade) na Perspectiva Interdisciplinar.

Unidade II - Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Construção Coletiva e Participativa; Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas e Personalização do Ensino.

Unidade III – Projeto Político Pedagógico: participação e aprendizagem; Tecnologias Acessíveis, Desenho Universal e a era do Acesso; A sociedade na era da Inteligência Artificial.

Unidade IV - Gestão escolar e acessibilidades; Ciência de Dados e Gestão Educacional; Aprendizagem Universal: Teoria, Prática e Neurociência; Instrumentos de Planejamento, Avaliação e Registro nas práticas com estudantes com deficiência

Unidade V - Gestão Escolar: Organização, Planejamento, Avaliação e Acessibilidade; Gestão Financeira: PDDE SRM - Financiamento, Adesão e gestão de Recursos à serviço da Educação Inclusiva e equitativa

Dúvidas?

E-mail da coordenação do curso: aperfeicoamento.edu.especial.ufu@gmail.com