INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!
Carga horária: 180 horas
Vagas: 650 vagas
Período de inscrição: 21/06/2024 até 10/07/2024 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 15/07/2024 a 13/12/2024
Curso gratuito
Realização: MEC/SECADI/UFU
Objetivo:
- Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes autistas e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
- Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado;
- Definir articulação entre a sala regular e o AEE, apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
Conteúdo do curso:
Unidade I - Políticas de Educação Especial/Autismo e o AEE: Processo de Identificação, concepções de educação e diagnóstico diferencial e estudos de caso: processos identificação e de acolhida;
Unidade II - A Escolarização da pessoa com autismo: Material didático, Planos de atendimento (PAEE) e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC);
Unidade III – Práticas Educacionais Programas para os autistas e estudos de caso: metodologias, estratégias propositivas para o atendimento de estudantes com autismo na escola;
Unidade IV - Atendimento Educacional Especializado - AEE para autista: o professor no seu fazer diário no AEE, PAEE, atividades adaptadas/ adequadas, estratégias de ensino e avaliação no AEE;
Informações complementares:
- Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
Pré-requisitos:
- Possuir Graduação
- Estar atuante na rede de ensino.
Público-alvo:
Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.
Modalidade de ensino:
100% EaD e assíncrona
Local:
Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)
E-mail da coordenação do curso: aperfeicoamento.edu.especial.ufu@gmail.com
Coordenação:
Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL /UFU.