Curso de Aperfeiçoamento em "Altas Habilidades ou Superdotação: práticas educacionais inclusivas - 3ª. Edição"

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!

03/04/2024 - 10:05

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 650 vagas
Período de inscrição:  11/07/2023 até 30/07/2023 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 10/08/2023 a 22/12/2023

Curso gratuito

Realização: MEC/SECADI/UFU

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado.;
  3. Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
  4. Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com altas habilidades ou superdotação atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, desenho universal, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes

Unidade II - Processo de Identificação e Diagnóstico Diferencial: processos identificação e de acolhida;

Unidade III – A Escolarização da pessoa com AH/S - Altas Habilidades/Superdotação: Atuação, metodologias e estratégias propositivas, avaliação diferencial e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC);

Unidade IV - Práticas Educacionais Programas para os Superdotados: capacitação do professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, avaliação, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola;

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado-AEE para AHS: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação no AEE.

Informações complementares: 

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
  • Curso gratuito (financiado pelo MEC)

Pré-requisitos: 

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Público-alvo: 

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona

Local: 

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

E-mail da coordenação do curso: aperfeicoamento.edu.especial.ufu@gmail.com

Coordenação:

Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.