Formulário de Inscrição: Curso de Capacitação em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão

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Mensagem de aviso

O formulário de inscrição estará disponível em 01/09/2025

 

2ª Oferta – Edição: 2025

Curso de Capacitação em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (210h)

Objetivo: Promover a formação continuada de profissionais da educação para atuação qualificada e ética na Educação Especial, com foco na perspectiva inclusiva, visando ao fortalecimento de práticas pedagógicas que assegurem o direito à aprendizagem, à participação e ao desenvolvimento pleno de todos os estudantes, especialmente aqueles do público alvo da Educação Especial, no contexto da escola comum.

Público-alvo: Profissionais da educação que atuam ou tenham interesse em atuar na área da Educação Especial, especialmente aqueles vinculados à Educação Básica, em redes públicas ou privadas de ensino. Estão incluídos: Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação; Profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE); Estudantes a partir do 5º Semestre dos cursos de Licenciatura e Pedagogia.

Inscrições: De 01/09/2025 a 30/09/2025

Vagas: 500 (quinhentas)

Modalidade: A distância (100% online), com encontros síncronos obrigatórios.

Carga Horária: 210 horas, dividido em 3 Unidades Temáticas

Duração: 7 meses (06/10/2025 a 05/05/2026).

Início das Aulas: 06/10/2025.

Plataforma: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Plataforma Moodle.

Recursos: Materiais didáticos, atividades síncronas e assíncronas, mediação pedagógica com Moderadores voluntários e qualificados.

Certificação: A UFU emitirá certificado para quem obtiver nota mínima 70 (setenta) pontos, frequência mínima de 75% e participação nos encontros síncronos previamente agendados.

Outras Informações: O curso é gratuito e com certificação digital.

Link de acesso ao certificado: https://www.siex.proexc.ufu.br/certificado/pesquisar 

Requisitos para inscrição:
  • Ser Professor e/ou gestor da Educação Básica e/ou Estudantes de Licenciatura a partir do 5º período;
  • Possuir computador com acesso à internet e estar apto a utilizar os equipamentos de informática exigidos para a realização do curso.
  • Participar das atividades assíncronas e síncronas do curso. Para isso, recomenda-se que, antes da inscrição, o(a) interessado(a) verifique atentamente o cronograma de desenvolvimento do curso, disponível na Instrução Normativa de Inscrição do Curso.
  • Ter computador com acesso à internet.
 
Processo seletivo:
  • Seleção por ordem cronológica de inscrição.
  • Envio de documentação necessária: cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de atuação profissional ou de matrícula em licenciatura.
  • Cronograma completo no edital abaixo.
 
Classificação e convocação:
  • Prioridade para professores e gestores da Educação Básica.
  • Demais candidatos serão convocados caso haja vagas remanescentes.
 
  • Resultados Preliminares: disponível a partir de 02/10/2025
  • Resultado Final: disponível a partir de 04/10/2025

Orientações para Interposição de Recurso

Candidatos que desejarem apresentar recurso devem observar atentamente as seguintes instruções:

Prazo: O recurso deve ser protocolado até às 23h59 do prazo estipulado, exclusivamente por meio de mensagem de e-mail, cujo endereço está disponível no link da página de divulgação do curso. Não serão aceitos recursos enviados por outros meios ou fora do prazo.

Caráter Individual: Cada recurso deve ser individual, ou seja, cada candidato deve apresentar o seu próprio recurso, de forma separada.

Indicação do Objeto: É fundamental que o candidato indique de maneira precisa o item ou objeto do processo seletivo em que se julgar prejudicado. Recursos genéricos ou sem referência clara ao objeto não serão considerados.

Fundamentação e Comprovação: O recurso deve conter alegações fundamentadas, explicando de forma clara o motivo pelo qual o candidato se considera prejudicado. Sempre que possível, deve-se anexar cópias de documentos comprobatórios que sustentem as alegações apresentadas.

Responsabilidade do Candidato: O candidato é responsável pela veracidade das informações fornecidas e pelo correto preenchimento do formulário eletrônico.

Seguindo essas orientações, o recurso poderá ser analisado de forma adequada pela comissão responsável, garantindo maior transparência e imparcialidade no processo.

 
E-mail da coordenação do curso: educamais.forma@gmail.com  

 

Antes de inscrever-se, leia atentamente os itens do Termo de Ciência e Concordância

Você está se candidatando com qual tipo de vínculo:
Cargo:
Termo de Ciência e Concordância

Por abordar dados sensíveis assim considerados conforme disposto no Art. 5º, II da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), solicitamos o seu CONSENTIMENTO EXPRESSO para a realização dessa coleta de dados para certificação e posterior contato do curso. Para tanto, informamos que os dados pessoais aqui solicitados são necessários apenas para a emissão de certificados e contatos futuros, e NÃO SERÃO DIVULGADOS. Ao prosseguir, você concorda com a utilização dos dados para os fins descritos acima.