Formulário de Inscrição: Curso de Aperfeiçoamento em "Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos"

180 horas - 7.560 vagas, (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)

Período de inscrição: a partir de 15/04/2024, com o encerramento das inscrições condicionado ao preenchimento das vagas.

Período de realização: 27/05/2024 a 31/10/2024

Local: Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link de acesso a plataforma será enviado aos/as cursistas por e-mail com as orientações pertinentes).

Antes de inscrever-se, leia atentamente os itens do Termo de Ciência e Concordância

Sexo
Endereço residencial:
Escola onde atua/trabalha:
Função que exerce
Escolaridade:
Possui alguma necessidade especial?
Termo de Ciência e Concordância
  1. O curso será ofertado a professores/as e demais profissionais da educação básica dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, com prioridade de seleção de cursistas nos municípios de baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
  2. Do total de 7.560 vagas, 5.400 são destinadas a professores/as da educação básica da rede pública em atuação, sendo 200 vagas por estado e Distrito Federal; e 2.160 destinadas aos demais profissionais que atuam na educação básica da rede pública, sendo 80 vagas por estado e Distrito Federal. O estado que não obtiver o mínimo de inscrições válidas para preenchimento do total de vagas ofertadas por estado terá suas vagas remanescentes destinadas à seleção de cursistas dos demais estados da região, conforme ordem classificatória. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas posteriormente, caso haja desistências, seguindo rigorosamente a ordem classificatória estabelecida.
  3. A classificação de inscritos/as para distribuição das vagas seguirá a ordem crescente obtida pela média entre o IDH do município e a média do IDEB dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio do município pertencente aos/as inscritos/as. Havendo a necessidade de desempate, o critério utilizado será o de maior idade, de acordo com a Lei nº 10.741/2003. No dia 13/05/2024, a divulgação da classificação estará disponível nesta página.
  4. O fato de se inscrever não garante a participação do/a inscrito/a no curso, estando condicionada a sua participação à existência da vaga e o atendimento dos pré-requisitos;
  5. Será enviado um e-mail de convocação para inscritos/as que forem classificados/as, entre os dias 14/05/2024 a 24/05/2024, para o endereço de e-mail fornecido no ato da inscrição, solicitando confirmação e efetivação da matrícula. Neste e-mail, serão fornecidas instruções sobre o primeiro acesso na plataforma Moodle e como inserir os documentos solicitados.
  6. A efetivação da matrícula ocorrerá, pelo próprio inscrito/a, entre os dias 27/05/2024 a 14/06/2024, a partir do acesso a plataforma Moodle/UFU, com a inserção de documentos, digitalizados e salvos em PDF, quais sejam: documento de identidade, CPF, Diploma de Graduação registrado, ou Diploma de Graduação revalidado, ou Certidão/Declaração original de Conclusão de Curso de Graduação; Carteira Profissional (página de identificação e da página que comprove o registro) e/ou o último Contracheque e/ou outro documento que comprove estar em atuação como professor/a e/ou em demais funções na educação básica da rede pública;
  7. A não efetivação da matrícula, pelo inscrito/a, permitirá a convocação do/a próximo/a classificado/a da lista de espera;
  8. Para ter aprovação e recebimento do certificado os/as cursistas deverão alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento nas atividades e aulas previstas, conforme temáticas curriculares; e
  9. O curso de aperfeiçoamento será inteiramente GRATUITO, sendo de responsabilidade do/a cursista arcar com todas as despesas relativas ao acesso às aulas online, como internet, aparelhos eletrônicos, celular etc.
  10. Por abordar dados sensíveis assim considerados conforme disposto no Art. 5º, II da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), solicitamos o seu CONSENTIMENTO EXPRESSO para a realização dessa coleta de dados para certificação e posterior contato do curso. Para tanto, informamos que os dados pessoais aqui solicitados são necessários apenas para a emissão de certificados e contatos futuros, e NÃO SERÃO DIVULGADOS. Ao prosseguir, você concorda com a utilização dos dados para os fins descritos acima.