Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado

O Curso de Aperfeiçoamento: “Curso Básico: Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado”, proposto pelo Instituto de Psicologia em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE da Universidade Federal de Uberlândia, consiste na oferta de um curso de extensão/ aperfeiçoamento em educação especial por meio da modalidade da educação a distancia, via web, com carga horária total de 180 horas, tendo como objetivo a capacitação de 1.000 (um mil) professores da rede pública de ensino de todo o país (por edição), para atuarem direta ou indiretamente junto a alunos com necessidades educacionais especiais em decorrência de quadros de deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais do desenvolvimento inseridos em instituições educacionais públicas brasileiras. Até o presente momento, foram ofertadas 6 edições desse curso para todo o território nacional.

Apesar da prioridade de participação ser voltada para professores da rede comum de ensino que trabalham com alunos na modalidade do atendimento educacional especializado, esta formação continuada à distância permite e favorece a participação de quaisquer outros professores ou educadores que se interessem pelo tema do atendimento educacional especializado e seu desenvolvimento dentro de situações de aprendizagem significativamente mediada.
 

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo a formação de 1.000 (um mil) professores da rede pública de ensino de todo o país, por edição, para atuarem direta ou indiretamente no atendimento educacional especializado junto aos alunos inseridos em instituições Educacionais Públicas Brasileiras que apresentam algum quadro de deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais do desenvolvimento.

 

Objetivos específicos

 

  • Formar professores para atuar no atendimento educacional especializado junto a alunos com necessidades educacionais especiais em decorrência de quadros de deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais do desenvolvimento inseridos em salas de aula de escolas da rede de ensino regular;
     
  • Discutir aspectos da metodologia de ensino e aprendizagem em situações de atendimento educacional especializado junto a alunos com necessidades educacionais especiais, dentro da perspectiva psicoeducacional da mediação pedagógica, conforme proposta pela Teoria da Aprendizagem Mediada;
     
  • Contribuir com a melhoria da qualidade do atendimento educacional especializado oferecido em escolas da rede pública do Brasil, objetivando a promoção do desenvolvimento psicoeducacional de alunos com necessidades educacionais especiais;
     
  • Contribuir para a promoção da qualidade e eficiência educacional do processo de inclusão escolar de alunos com algum tipo de deficiência física, mental, sensorial ou emocional, favorecendo com isto uma inclusão social mais participativa, autônoma e democrática destes alunos.
     

Público almejado

Professores da rede pública de ensino que trabalham ou desejam trabalhar em salas de atendimento educacional especializado, junto a alunos que apresentam quadros de deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais do desenvolvimento

 

 

Secretária do curso: 
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1G - sala 140 - Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902
Telefone: 
(34) 3239-4513
Imagem: 
Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado
Coordenação de tutoria: 
Juliene Madureira Ferreira
Hablitação: 
Duração: