Curso de Aperfeiçoamento em "Altas Habilidades ou Superdotação: práticas educacionais inclusivas - 5ª. Edição"

INSCRIÇÕES ABERTAS!

25/06/2025 - 11:34
 

Realização: Governo Federal em parceria com a UFU (MEC/SECADI/UFU)

Informações do Curso

Carga horária: 180 horas

Vagas: 1300 vagas

Período de inscrição: 23/06/2025 até 11/07/2025 (podendo ser encerrado anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)

Período de realização do curso: de 10/08 a 16/11/2025

Curso gratuito

Modalidade de ensino

100% EaD e assíncrona

Local: Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Público-alvo

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Coordenação:

Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL / UFU.

Pré-requisitos:

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Informações complementares:

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.

Informações Gerais do Curso

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado;
  3. Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
  4. Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com altas habilidades ou superdotação que são atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como, quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e os direitos da pessoa com deficiência; AHSD-Altas habilidades ou superdotação: Processos de Identificação, de Diagnóstico Diferencial e de acolhida

Unidade II - A Escolarização da pessoa com AHSD - Altas habilidades ou superdotação - pautada no modelo social de deficiência e no combate ao capacitismo escolar: atuação, metodologias e estratégias propositivas e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC)

Unidade III – Práticas Educacionais pautadas nos princípios da práxis pedagógica assegurando processos de ensino e aprendizagem reflexivos e emancipatórios: programas para os Superdotados; capacitação do professor no fazer diário e o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação na escola

Unidade IV - Atendimento Educacional Especializado AEE para AHSD fundamentado nos princípios dos direitos humanos assegurando a acessibilidade na perspectiva do desenho universal: legislação, princípios metodologias e estratégias

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado AEE para AHSD fundamentado nos princípios dos direitos humanos assegurando a acessibilidade na perspectiva do desenho universal: aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com AHSD no AEE  

 

Dúvidas?

E-mail da coordenação do curso: aperfeicoamento.edu.especial.ufu@gmail.com