Curso de Aperfeiçoamento em "Transtorno do Espectro Autista: saberes e práticas educacionais inclusivas - 5ª. Edição"

INSCRIÇÕES ABERTAS!

25/06/2025 - 11:36
 

Realização: Governo Federal em parceria com a UFU (MEC/SECADI/UFU)

Informações do Curso

Carga horária: 180 horas

Vagas: 1300 vagas

Período de inscrição: 25/06/2025 até 11/07/2025 (podendo ser encerrado anteriormente, condicionado ao preenchimento das vagas)

Período de realização do curso: de 10/08 a 16/11/2025

Curso gratuito

Modalidade de ensino

100% EaD e assíncrona

Local: Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Público-alvo

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Coordenação:

Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL /UFU.

Pré-requisitos:

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Informações complementares:

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.

Informações Gerais do Curso

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes autistas e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado;
  3. Definir articulação entre a sala regular e o AEE, apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e os direitos da pessoa com deficiência; Autismo e o AEE: Processos de Identificação e acolhida, concepções de educação e diagnóstico diferencial e estudos de caso

Unidade II - A Escolarização da pessoa com autismo pautada no modelo social de deficiência e no combate ao capacitismo escolar: Material didático, Planos de atendimento (PAEE) e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC).    

Unidade III – Práticas educacionais e programas para os autistas pautados nos princípios da práxis pedagógica assegurando processos de ensino e aprendizagem reflexivos e emancipatórios: estudos de caso, metodologias, estratégias propositivas para o atendimento de estudantes com autismo na escola.

Unidade IV - Atendimento Educacional Especializado - AEE para autista fundamentado nos princípios dos direitos humanos assegurando a acessibilidade na perspectiva do desenho universal: Legislação do AEE, o professor no seu fazer diário no AEE, PAEE, atividades adaptadas/ adequadas, estratégias de ensino e avaliação no AEE

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado - AEE para autista fundamentado nos princípios dos direitos humanos assegurando a acessibilidade na perspectiva do desenho universal: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com autismo no AEE

 

Dúvidas?

E-mail da coordenação do curso: aperfeicoamento.edu.especial.ufu@gmail.com